Portal da Biblioteca da Floresta
Tamanho do texto
pequeno
medio
grande
Mapa do Site Fale Conosco

Institucional

Principal


Órgãos e Entidades

Guia do Usuario

Guia  de Acesso - Espaços e Serviços

A Biblioteca da Floresta é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre. Tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável, reunindo e colocando à disposição dos pesquisadores e da sociedade as informações e as experiências do governo e dos movimentos socioambientais.

Localizado no Parque da Maternidade dispõe de uma estrutura moderno com todos os espaços climatizados, elevadores, área de convivência, salas de estudo e auditório.

Entre os principais objetivos da Biblioteca destacam-se:

  1. Organizar a informação histórica e atual sobre o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões;
  2. Tornar acessíveis ao público os trabalhos de pesquisas acadêmicas e técnicas sobre temas relevantes ao desenvolvimento sustentável;
  3. Divulgar os resultados de estudos, pesquisas e projetos em execução na região;
  4. Promover o diálogo entre os saberes dos povos da floresta e o saber científico.

Os pesquisadores e demais interessados terão acesso ao acervo e aos serviços disponíveis através de: leitura e pesquisa local, pesquisa on-line, palestras, filmes, debates e exposições.

O prédio da Biblioteca da Floresta abriga exposições permanentes e acervos específicos sobre os povos indígenas do Acre, o Zoneamento Ecológico e Econômico e sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes, além de exposições temáticas temporárias.

Este guia tem por objetivo normatizar e tornar conhecimento público os serviços oferecidos pela Biblioteca da Floresta e as normas de acesso a estes, buscando o melhor atendimento aos usuários e a preservação do patrimônio público.

Horário de Funcionamento

  1. Segunda-feira a Sexta-feira: das 8 às 21 horas.
  2. Sábado: das 14 às 20 horas

Usuários

Serão considerados usuário da Biblioteca: pesquisadores, especialistas, seringueiros, estudantes, professores, indígenas, gestores públicos e demais interessados para realizar estudos e pesquisas relacionados aos temas oferecidos, observando-se as seguinte regras:

Acesso aos espaços de estudo e pesquisa

  1. Para acessar os espaços de estudo e pesquisa o usuário deverá preencher um cadastro, disponível na recepção, apresentando um documento de identidade.
  2. O usuário, necessariamente, deverá guardar bolsas, sacolas ou similares no guarda- volumes, próximo à recepção, ficando com a chave do mesmo sob sua responsabilidade e devolvendo-a na recepção após a retirada de seus pertences.
  3. Em caso de perda da chave, o usuário será responsável pela substituição da fechadura do guarda-volumes sob sua responsabilidade.
  4. O usuário não poderá sair da Biblioteca com a chave do guarda- volumes.
  5. Não nos responsabilizamos por objetos deixados em qualquer espaço da Biblioteca.
  6. Ao preencher o cadastro o usuário estará concordando com as normas de funcionamento da Biblioteca, constantes neste guia.

Utilizando o acervo bibliográfico impresso

  1. A maior parte do acervo bibliográfico impresso está disponível no terreno, onde dispomos de uma sala de leitura.
  2. Nos espaços Povos da Floresta existe um acervo complementar e específico.
  3. O material selecionado deverá ser apresentado aos servidores responsáveis pelo setor (técnicos ou estagiários) para o preenchimento da ficha de controle.
  4. O material consultado deverá ser desenvolvido aos servidores responsáveis pelo controle do acervo, que farão à conferência e a recolocação nas prateleiras.
  5. Não marcar, grifar ou fazer anotações de qualquer espécie nos livros, revistas, jornais e documentos, assim como recortar, arrancar folhas, rasgar ou sujar os mesmo.

Sala de Pesquisa Multimídia

  1. Localizada no 1º piso, a sala de Pesquisa Multimídia, dispõe de computadores ligados na internet, de uso exclusivo para pesquisa escolar, acadêmica, técnica ou científica
  2. O usuário poderá também conectar seu computador pessoal à rede da biblioteca acessando todo o material disponível em nossos terminais. Sendo necessário seguir as regras gerais constantes deste Guia.
  3. Para acessar a Sala de Pesquisa Multimídia o usuário deverá estar com o crachá específico, fornecido na recepção.
  4. O tempo de acesso aos computadores é de duas horas, podendo este tempo ser renovado caso não haja fila de espera
  5. Os computadores não armazenam arquivos dos usuários, portanto, recomendamos que os trabalhos sejam salvos em equipamentos pessoais ou enviados para e-mail.

Espaço Povos da Floresta

Localizado no 2º piso, o Espaço Povos da Floresta, dispõe de um arquivo digitalizado sobre o líder ambientalista e seringueiro Chico Mendes, dos produtos do Zoneamento Econômico do Acre e de informações sobre as populações indígenas de nosso estado. Dispõe ainda de uma sala de Estudos onde podem ser assistidos os vídeos disponíveis da Biblioteca, ou recomendados por professores, reuniões e grupo de estudos.

A utilização da sala de estudos é, exclusivamente, para atendimento de grupos, de no máximo 25 pessoas, e deverá ser agendada com antecedência.

Auditório

A Biblioteca dispõe de um auditório com capacidade para 82 pessoas, destinado às atividades promovidas pela própria Biblioteca, podendo, ocasionalmente, ser cedido para a realização de atividades de interesse público.

Exposições

As visitas às exposições podem ser realizadas no horário normal de funcionamento da Biblioteca, não havendo necessidade de nenhum cadastro.

Considerando que a Biblioteca é um espaço de estudo e pesquisa, solicitamos que visitas de grupos, formados por mais de 10 pessoas, sejam previamente agendados, especialmente quando se trata de crianças ou adolescentes.

Diálogos da Florestania

A Biblioteca realiza, regularmente, atividades que buscam promover o diálogo entre os diversos saberes e experiências científicas, tradicionais e de movimentos sociais tais como: palestras, seminários, mesas redondas, cursos e oficinas. Estas atividades são divulgadas nos meios de comunicação, no site e no mural da Biblioteca, sendo abertos ao público em geral.

Observações Gerais

  1. Não utilizar aparelho celular nos espaços de estudo e pesquisa, devendo o mesmo ser mantido no modo silencioso e podendo ser utilizado nos espaços de convivência;
  2. Evitar conversas e ruídos que interrompam o silêncio necessário ao ambiente de estudo;
  3. Não é permitido fumar e transportar alimentos ou bebidas no interior da biblioteca;
  4. Pais e educadores devem ter atenção com as crianças durante as visitas aos espaços da Biblioteca
  5. A equipe técnica e os estagiários da Biblioteca estão à disposição para que cada visitante ou usuário possam usufruir dos serviços oferecidos com qualidade e equidade.



 

 




2019 GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
Biblioteca da Floresta :: Biblioteca da Floresta, Travessa Campo do Rio Branco / Rio Branco - AC | 69900-660 | Rio Branco | AC
(68) 3223-9939 | biblioteca.floresta@ac.gov.br | Localização Localização
Estado do Acre